Mundo · Opinião · Papo Histórico

As pesquisas

” Pesquisas demonstram que o mercado sofre com a falta de profissionais qualificados” Manchete velha! É esse o tipo de notícia que lemos nos jornais e redes sociais.

Gostaria de entender que pesquisas são essas? Qual tem sido o método utilizado para se obter essa afirmação que é interpretada como a única e indiscutível verdade? Quais as ferramentas que comprovam tal afirmação? Quais?!

Não pretendo levantar uma discussão ou ainda uma reflexão, de modo a impor uma verdade assim como as “pesquisas parecem tão bem fazer”! O que quero é chamar a atenção para o modo como afirmações como essas vêm sendo feitas, baseados unicamente, na mesmice! Siiiim! Me crucifiquem por ter dito, “mesmice”!!!!!

O mercado tem mudado e é um erro que continuem usando os mesmos métodos para se obter os mesmos resultados conclusivos.

RH diz ” que o profissional não está qualificado para o preenchimento da vaga”, e ele RH, vai dizendo isso para outros, e outros, e outros…. Espera aí! “Profissional de RH”?! Se há alguma coisa errada ou que se deva desconfiar, provavelmente é o método desse RH ou então ele mesmo! Porque não dá para aceitar que um simples mortal, seja capaz de desqualificar milhares de outros candidatos, como quem diz que ” eu entendo do assunto, eu sei o que é melhor para empresa porque trabalho nisso a anos!” Nesse tom musical, muitos candidatos são descartados e por quê? Porque uma única pessoa “qualificada” que usa sempre os mesmos instrumentos e métodos, que não se atualiza, disse que os candidatos não têm requisitos para preencherem a vaga!

Será que não está na hora de parar para pensar que o que falta são profissionais de RH capacitados ou atualizados, ao invés de, candidatos preparados? Porque é engraçado que o profissional deve se manter em constante atualização, e os RH’s, não? Eles não precisam porque não são profissionais, mais sim, homens e mulheres diferenciados dos simples mortais? Entendi 😉

O profissional de RH trabalha na mesma área a anos e não faz nada diferente, nem sequer põe-se a considerar que existem outros requisitos que, talvez, pudessem ser aproveitados em detrimento de outros. RH engessado e inflexível!

Me pergunto… Será mesmo que um candidato precisa preencher todas as minúcias porque TODAS são essencialmente importantes? Espera! E o mercado não mudou? Então, ainda assim, essas minúcias continuam sendo irrevogáveis e continuam tão essenciais quanto nos “tempos das pedras”?

Desculpem, profissionais qualificados! Contudo, se os dados das pesquisas que afirmam que o mercado está com falta de profissionais e estas, levam em consideração esses tipos de instrumentos e métodos para se obter os resultados, desculpem, porém, essas e outras pesquisas são falhas! Pesquisa falha, método falho e resultados igualmente falhos!

Penso que no dia em que as ferramentas utilizadas no processo mudarem, pessoas de RH também mudarem, talvez, haja uma esperança para que essas pequisas mudem. Parodiando um grande poeta: ” mudam-se os tempos, mudam-se os resultados”. Muda gente! Muda RH! Muda, que o mercado vai achar profissional para preencher aquela vaga de anos….

Anúncios

O que achou? Se gostou, compartilha.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s