Datas importantes · Não esqueci e nem vou esquecer

Por que choras? or What’s do you cry?

© Diego Arroyo.

É, Infelizmente eu vi, várias crianças pintadas com o rosto de verde e amarelo. Até ai tudo bem, afinal ser criança é ser assim, não ter vergonha do seu rosto verde, amarelo, azul e branco.

E não precisei ir muito longe para ver homens e mulheres rasgando a camisa, queimando suas bandeiras e de uma hora para outra, odiando a festa que eles próprios antecipadamente prepararam.

As crianças choravam porque viam naqueles pais, mães, tias, tios, avós e outros aquelas lágrimas de arrependimento e frustração. Haviam outras razões para que essas pessoas chorassem, mais não, elas optaram por chorar assistindo a goleada em frente a televisão.

Daí, uma criança na rua pergunta: “Tia essa copa era pra quem?”. Meio sem jeito de responder digo que com certeza não era para quem de fato precisava. Para uma criança essa não é uma resposta clara, então precisei ser mais simples:

– Essa copa era para os Alemães minha criança!!!

O que me deixa triste é ver que pelas coisas importantes, essas mesmas pessoas que choraram, acabam não ensinando aos pequenos outros valores que não o de um jogo. E depois disso, o cenário é de caos total e a nação torna-se paralitica por alguns minutos… A nação volta a sua “normalidade”, volta a sua violência e aos seus berros e gritos de injustiça. Acho interessante falar sobre injustiças, visto que o marketing da bola e do futebol deu um novo significado a essa palavra.

Por fim, quando o apito soa o fim da partida, todos os “especialistas” analisam as falhas (jogo), dão seu parecer e as crianças sem entender o por quê de tudo aquilo: ruas enfeitadas, churrasco nos dias de jogo, caras pintadas e camisas amarelas, não compreendem tanta choradeira por tão pouco. Sim. É pouco porque por muito mais ninguém chora, é só olhar a sua volta.

Sim Brasil, existem outras razões pelas quais se deveria chorar e dizer que foi injustiça. Só que nessa hora, todo mundo muda de canal, muda de assunto.

Anúncios

Um comentário em “Por que choras? or What’s do you cry?

O que achou? Se gostou, compartilha.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s