Papo Histórico

Um tiquinho de prosa com Portugal

caravela

Oh Portugal! O que viestes aqui fazer no Brasil?  Trouxestes suas técnicas feudalistas para cá produzir em nossas terras? Ouvimos falar que esse feudalismo, já agora no fim do século XVIII não está com nada, o negócio bom mesmo é o tal do sistema capitalista de produção que os burgueses de seu tempo, o tem como a revolução industrial.  
Mais que história é essa que mercês inventaram Portugal, de que não valia a pena investir dinheiro na produção de mercadorias nessa terra tão rica de pau-brasil, ouro, metal e as mais finas especiarias?… Portugal, tua Coroa desprezastes o que de valor tínhamos para aplicar o capital no comércio das especiarias orientais. Não sabias que esse modo de pensar e agir, seria ruim para os termos do mercantilismo, o responsável pela destruição do feudalismo em Teu País? Homem isso não se faz! Que conversa Portugal!
Quem melhor que mercês, pioneiros em navegações além Mar com os mais avançados aparatos tecnológicos da época e suas caravelas, que cá estiveram, com suas expedições cada uma a seu tempo, a fim de reconhecer a extensão dessa tão grande terra que é o espaço geográfico brasileiro; Quem melhor que mercê para realizar a exploração de nosso pau-brasil?   Antes de sua Coroa acordar Portugal, soube-se  que os franceses e os corsários, sobretudo os franceses, estiveram aqui contrabandeando pau-brasil no litoral. É nisso que dá não valorizar o que se tem. A vida nos mostra assim mesmo. Aquele que não cuida do que possui vem outro e: “dê cá isso que sabemos como fazer bom uso, ou melhor, sabemos como ganhar dinheiro!”
Que as crianças não repitam neste século, a covardia que os seus irmãos portugueses fizeram com nossos índios. Um povo dado a cuidar da terra e que aqui sempre viveu sossegado antes da chegada de mercês! Qual homem! Onde já se viu enganar os nativos da terra com quinquilharias, em troca da mão-de- obra deles e do nosso pau-brasil? Era mais bonito pedir por favor, ao ter que enganar esse povo que hoje sofre para proteger seu pedacinho de terra. Tu sabes quantos índios não foram mortos com a desgraça da gripe, doença de branco, e também foram vendidos como escravos? Isso tudo mercês fizeram quando trouxeram para cá as Capitanias Hereditárias. Nem vou falar nada por agora do tráfico dos negros, judiação!  
Não gosto de citar datas porque são tantas que me atrapalho. Mais o sei que a partir de 1530 é que vossa mercê Portugal, resolveu colonizar o Brasil.
E só para não deixar esse leitor confuso porque coloquei lenha na fogueira, o sistema de capitanias hereditárias foi uma medida da Coroa Portuguesa que transferia para a iniciativa privada as despesas da colonização; e não sendo besta e nem nada, mantinha a participação nos lucros da colonização.
Por agora vou parando com esse assunto que é longo… Oh! Sofredora pátria amada Brasil, quantos de teus filhos tu não perdestes para a riqueza desse Portugal!
Anúncios

O que achou? Se gostou, compartilha.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s